Cotidiano

Há sempre a necessidade de um intervalo entre o momento em que o despertador toca e a minha saída do enlace das cobertas. É sabendo disso que programo o alarme sempre para às 05:45 quando preciso estar longe de cama às 06:00.

Cumprido todo ritual de higiene e recapeamento das imperfeições do meu corpo mais aparentes com maquiagem e uma roupa adequada, estou sentada à mesa do café no mais tardar às 06:40. É nesse momento que você sorri largamente para o meu apresentar à soleira da porta da cozinha e só desfaz o sorriso dos lábios quando pergunta como foi minha noite de sono.

Sorrio sem mostrar os dentes e respondo qualquer coisa inaudível. É certo que acordei, mas minhas palavras continuam adormecidas.

Fito os jornais sobre a mesa e preparo meu sanduíche de requeijão e presunto antes de retirar dos periódicos os cadernos que não leio – classificados,  o caderno esportivo e o suplemento de entretenimento. Leio as manchetes dos jornais enquanto finjo não ouvir você comentar algo sobre a burocracia do serviço público brasileiro. Esvazio a xícara de café preto, recolho o restante dos jornais ainda não lidos, jogo a bolsa no ombro, cato minha agenda, as chaves do carro, dou-te um beijo e invado o mundo porta afora.

Compareço ao campus universitário, ao fim da manhã almoço arroz integral e frango e salada e suco e corro para o trabalho. Lá transformo o substantivo em verbo até que a noite se apresente.

Ao fim do dia meus pés reclamam de cansaço, esqueço de jantar, tomo um banho frio e me jogo na cama com meus livros. Ao meu lado, você está enrolado com um lençol a lhe cobrir o sono que timidamente incomodo com minha luz de leitura acesa.

Já é madrugada madura quando a exaustão de um dia inteiro começa a pesar sobre os meus olhos.

Deixe um comentário

