‘A visita cruel do tempo’, de Jennifer Egan

Um livro não ganha um Pulitzer por acaso. Foi o que pensei quando pela primeira vez parei o olhar sobre a capa de ‘A visita cruel do tempo’, onde está escrito em letras garrafais que a obra foi digna dessa honraria.

O Pulitzer é um prêmio norte-americano coordenado pela Universidade de Columbia que destaca produções na área de jornalismo, literatura e música. Ao menos na área de jornalismo, o Pulitzer americano é comparável ao Prêmio Esso de jornalismo brasileiro. Os prêmios Pulitzer são concedidos anualmente a 21 categorias de trabalhos. Em vinte dessas categorias os vencedores recebem um prêmio de dez mil dólares e um certificado.

Logo, vê-se que as letras garrafais que indicam que ‘A visita cruel do tempo’ venceu o Pulitzer não se referem a um prêmio qualquer.

A visita é uma bem sucedida ousadia narrativa da jornalista norte-americana Jennifer Egan. O livro é uma ficção que tem como personagem principal o passar do tempo. Durante os treze capítulos que compõem o livro, diferentes personagens vão sendo apresentados ao leitor através das mais distintas formas. Egan escreve cada capítulo – que poderia ser singularmente um conto caso não estivesse diretamente ligado ao outro através do tempo e emaranhado de uma narrativa minuciosamente costurada – se utilizando de recursos dos mais impensáveis. Enquanto um capítulo é escrito em primeira pessoa, em outro relato a voz narrativa fala de si em segunda pessoa, há o uso da terceira pessoa e até um capítulo em forma de apresentação de Power Point!

O tempo do livro se passa num intervalo de 50 anos, onde histórias aparentemente destacáveis se intercruzam e complementam.

‘A visita cruel do tempo’ é um livro inteligente. A escrita de Egan é madura e saborosa. Devorei o livro em pouquíssimos dias. Leitura agradável, prazerosa e incomum. Comprem. Leiam. Eis uma leitura singular e majestosa.

Uma boa notícia: ‘A visita’ já está contando os dias para virar série de TV pelo canal HBO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s