‘A Brincadeira Favorita’, de Leonard Cohen

Leonard Cohen é um cantor, compositor e poeta de origem canadense amplamente conhecido pelo mundo afora. ‘A Brincadeira Favorita’ é seu primeiro romance traduzido no Brasil.

Minha curiosidade pelo livro de Cohen nasceu do fato de ele reunir duas das coisas que mais gosto – música e livros – em sua produção artística. Conheço um pouco dele como cantor, e animei-me para descobrir o que ele era capaz de fazer com uma caneta e um papel.

‘A Brincadeira Favorita’ conta de  forma não linear a história de Lawrence Breavman desde sua infância até seu amadurecimento como poeta. Diz-se que Lawrence é uma espécie de alter ego de Leonard Cohen. Depois da morte precoce do pai, Lawrence é sufocado pelos cuidados de uma mãe controladora. Nesse contexto passam-se os dias e ele descobre, sempre na companhia do amigo Krantz, a arte, a dor, as paixões pelas mulheres e o corpo feminino, as perdas e as desilusões. O livro versa principal e basicamente sobre a juventude e as descobertas que lhe são inerentes.

O livro é dividido em quatro partes compostas por capítulos curtos. A narrativa é apressada, característica que não a torna superficial. Cohen é habilidoso com as palavras. Horas o relato se faz melancólico, horas irônico, horas é um gracejo leve.

O livro tem passagens belíssimas, sensíveis, dignas de grifo. A escrita de Cohen é distinta, singular, de uma agradável surpresa. Vale a pena deslizar os olhos sobre ‘A Brincadeira Favorita’ e descobrir a vertente literária do cantor Leonard Cohen.

Ps: Ainda há no livro um prefácio-orelha escrito por Daniel Galera, um dos grandes escritores brasileiros contemporâneos. Um dos meus favoritos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s