‘A Caixa-Preta’, de Amós Oz

 

‘A Caixa-preta’ é o tipo do livro que vai estar sempre acima de qualquer resenha positiva que se faça sobre ele. É daquelas leituras que a singularidade está além do poder descritivo de qualquer palavra, e você, se curioso ficar pela leitura, terá que fazê-la o mais rápido e com a maior avidez possível para atestar que quem resenhou não estava exagerando em suas impressões sobre o livro.

Amós Oz é o escritor israelense mais influente em Israel nos dias atuais. Em 2002 ele foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura. Oz tem suas obras traduzidas para mais de 30 línguas, publicadas em mais de 40 países e é detentor de vários recordes de vendas em Israel. O conheci em janeiro deste ano vendo esta entrevista do programa Roda Viva: http://bit.ly/z8VKa6. (Nesse mesmo mês comprei um exemplar de ‘A Caixa-preta’ que só agora saiu da estante…)

‘A Caixa-preta’ é um dos seus livros mais aclamados. Desde 1987,  ano de seu lançamento, ele foi considerado uma obra-prima da literatura mundial tendo sido vendidos em Israel mais de 70 mil exemplares apenas nesse ano.

O mais curioso e singular da escrita de Amós Oz em ‘A Caixa-preta’ é o modo como ele conduz os silêncios da narrativa, que se dá através de cartas e telegramas entre os personagens.

Ilana e Alec eram um casal, mas estão separados há mais de sete anos. Em razão dos problemas comportamentais de Boaz, o filho que tiveram juntos, eles voltam a se falar por cartas e nessas correspondências a ‘caixa-preta’ do relacionamento dos dois é aberta. Entre as palavras doloridas e ressentidas deles há hiatos, verdades escondidas, que serão reveladas a conta-gotas no decorrer do livro. O leitor fica em transe com o suspense e aguarda ansiosamente cada nova carta que trará a solução para os entraves apresentados na correspondência anterior. Oz também se aproveita da história do casal para pincelar suas posições políticas sobre o conflito árabe-israelense.

‘A Caixa-preta’ é daquelas experiências de leitura singulares que todo bom leitor deve se dar o privilégio de fazer. Indico fortemente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s