Vamos falar sobre Angeli

(Charge do Angeli publicada no jornal Folha de São Paulo)

Começo dizendo, para não me esquivar dos clichês, que Angeli é um dos melhores chargistas brasileiros da atualidade. Para não me ater somente a eles, digo também que Angeli é quadrinista e criador de personagens que se tornaram ícones dos quadrinhos underground paulista dos anos 1980 como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood e Stock, Os Skrotinhos, Mara Tara e Meia Oito.

Digo também que ele já teve seu trabalho adaptado para o cinema com o longa de animação Woody & Stock: sexo, orégano e rock’n’roll, de Otto Guerra, e o curta em stop motion Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral. Mais recentemente Angeli foi objeto do curta documental de Beth Formaggini, Angeli 24h. 

Mais que ‘apenas’ isso, Angeli é criador da célebre Chiclete com Banana, uma publicação de quadrinhos adultos que contou com a colaboração de grandes quadrinistas como  Luiz Gê, Roberto Paiva, Glauco Mattoso e Laerte Coutinho. A Chiclete chegou a vender 100 mil exemplares na década de 80.

Angeli publica diariamente desde 1983 suas tirinhas e charges políticas no jornal Folha de São Paulo, além de colaborar com diversas revistas.

 O primeiro motivo para falarmos sobre Angeli é porque este sensacional criador de quadrinhos está sendo homenageado até o dia 29 de abril em uma mostra gratuita de mais de 800 trabalhos seus no Itaú Cultural, em São Paulo. (Se você está em São Paulo, não me faça essa desfeita, compareça à mostra e se deslumbre com o talento de Angeli.)

Segundo porque nos últimos dias tive o prazer de ler esta entrevista com este de quem tanto falamos até agora e a dita cuja não me sai da cabeça: http://www.riocomicon.com.br/angeli-aos-montes/.

E  o terceiro é último motivo pra falar de Angeli é porque ele é genial, e tudo o que é bom na nossa cultura, já tão marginalizada,  precisa receber os aplausos que lhe são devidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s