‘o nosso reino’, de valter hugo mãe

‘o nosso reino’ foi o primeiro livro de ficção publicado pelo autor angolano-português valter hugo mãe. Foi publicado em 2004, mas só agora chegou ao Brasil pela editora 34.

O livro é curto. Oito capítulos escritos em menos de 200 páginas. O ritmo da leitura é breve, poucas horas depois do início o fim da leitura já se anuncia. Interessante observar que hugo mãe já adentra o terreno da ficção com maturidade e com seu estilo muito bem definido. O uso das minúsculas, que foi continuado em todos os seus outros livros (a exceção d’O filho de mil homens), o olhar sensível das personagens, o poético e o cruel dividindo o mesmo espaço narrativo…A sensação que se tem é que Hugo Mãe já nasceu um grande escritor.

‘o nosso reino’ é narrado por Benjamim, um garoto de 8 anos que vive numa aldeia portuguesa nos anos 1970, lugarejo marcado por uma forte influência da igreja. O garoto narra o temor e os comportamentos dos moradores ante à inexplicável cultura da fé.

O livro trata de conduta em vida, morte, e crenças e paradigmas. Há alguma aura fantasiosa no descrever das crenças da população do vilarejo.

Preciso admitir que apesar de ser incontestavelmente um bom livro, bem idealizado e bem executado, ‘o nosso reino’ não me arrebatou. Não em razão de um defeito formal ou material da narrativa, mas porque não consegui achar meu lugar na narrativa de Benjamim sobre o vilarejo. A visão do garoto, horas tão fantasiosa e amedrontada não conseguiu me cativar completamente.

Os personagens irreais como ‘o homem mais triste do mundo’ passaram pelos meus olhos quase que sem serem totalmente analisados. Mas vale a leitura. É hugo mãe, é sempre uma experiência insuspeitada e agradável de leitura.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s