‘A Chave de Casa’, de Tatiana Salem Levy

Um livrão. ‘A Chave de Casa’, romance de estreia de Tatiana Salem Levy é um livrão. Lançado em 2007 e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e finalista do prêmio Jabuti em 2008, o livro é merecedor de todas as honrarias.

Tatiana é uma escritora que já nasceu pronta. Seu primeiro romance publicado é maduro e marcante. Construída com maestria de forma não linear, a narrativa conta a história da própria Tatiana, num gênero que ela intitulou de ‘autoficção’. ‘A Chave de Casa’ é a reconstrução do passado da autora, que por ser neta de turcos, viaja até Istambul em busca de suas raízes levando na bagagem uma chave que lhe foi dada pelo avô e que abriria a porta de uma casa onde ele vivera.

A leitura é um deleite tal qual saborear um sorvete num dia quente. Os capítulos são curtos, o ritmo da prosa é apressado, os saltos no tempo que compõem o relato são instigantes. É livro para se devorar com gulodice em um único dia. Várias passagens marcam e são dignas de grifo. Durante os capítulos o leitor é convidado a passear por entre sensações de entusiasmo, dor e prazer vividas por Tatiana com o objetivo de responder a um questionamento silencioso e ensurdecedor: ‘quem sou eu, afinal?’

Ps: Além de ser uma talentosa e segura escritora, Tatiana Salem Levy é doutora em Estudos de Literatura. E fisicamente radiante. Dona de traços fortes, não óbvios, enigmáticos. Ei-la:

Sim, a moça tem o meu fascínio. Minha próxima leitura será ‘Dois Rios’, o segundo romance publicado por Tatiana Salem Levy em 2011.

Uma curiosidade: antes de ‘A Chave de Casa’, Tatiana havia publicado o livro de crítica ‘A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze’ pela editora Civilização Brasileira.

Um último golinho de Tatiana: uma matéria de Luiz Guilherme Barbosa sobre a moça publicada em abril deste ano no jornal Rascunho http://rascunho.gazetadopovo.com.br/vidas-engenhosas/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s