‘Dois Rios’, de Tatiana Salem Levy

O segundo romance publicado de Tatiana Salem Levy guarda muita semelhança com o primeiro, ‘A Chave de Casa’. Nesta obra a autora também se vale dos recursos de uma narrativa não cronológica compilada em capítulos curtos.

‘Dois Rios’ conta a história dos irmãos gêmeos Joana e Antônio, que passam as férias na casa dos avós em Dois Rios, no litoral do Rio de Janeiro.  Numa dessas férias ele acabam recebendo a notícia de que o pai faleceu na Capital. É a partir daí que a culpa, a solidão e a dificuldade de lidar com a perda do pai e as obsessões da mãe faz com que os irmãos, que dantes eram tão unidos, se distanciem. Isso até que a francesa Marie-Ange perpassa a vida dos dois, e os remete novamente à Dois Rios e a uma infância repleta de lembranças.

A metade do livro é contada na visão de Joana, a outra, na de Antônio. ‘Dois Rios’, mais que o nome da praia, é também uma alusão ao fato de que a história é contada por duas vozes e mostra os dois lados de um mesmo conflito e de uma mesma pessoa (Marie-Ange, no caso).

‘Dois Rios’ foi lançado quatro anos após ‘A Chave de Casa’. Nele, Tatiana preservou a prosa intimista e recheada de sensações nas entrelinhas que traçou como característica literária sua no primeiro livro. Tatiana Salem Levy é uma minuciosa engenheira das palavras.  Coloca cada uma em determinado lugar de determinada forma com o objetivo de cativar o leitor. E consegue. ‘Dois Rios’ é uma leitura intensa, transbordante.

Minha relação com a literatura dela já é de amor.

Ps: A quem interessar possa, neste vídeo Tatiana fala um pouco sobre o processo criativo da escrita de ‘Dois Rios’:

Anúncios

Um comentário sobre “‘Dois Rios’, de Tatiana Salem Levy

  1. Gente que escritora semi-analfabeta é essa que começa a falar do romance com a perolo: “Dois Rios conta a história de DOIS IRMÃO GÊMEOS”? Alguém próximo dela avise QUE GÊMEOS SÓ PODE SER 2 (se fosse 3 seria trigêmeo, 4 quadrigêmeo, 5 quíntuplos etc.). Avisem também que SE SÃO GÊMEOS, SÓ PODEM SER IRMÃOS (não existem primos gêmeos, cunhados gêmeos, mães gêmeas etc.). Me admira a Record publicar um livro de uma pessoa que não sabe nem falar, que dirá escrever…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s