‘O Amante’, de Marguerite Duras

Foi por meio da coleção portátil da editora Cosac Naify que tive acesso ao livro ‘O Amante’, da escritora francesa nascida no Vietnã Marguerite Duras. A edição me custou cerca de 22 reais na Livraria Cultura e me trouxe um conteúdo literário que muito me surpreendeu.

Duras é amplamente conhecida por ser cineasta, além de escritora. Dentre seus filmes mais aclamados está ‘India Song’.

Ela se destacou no meio literário por produzir obras com traços de autobiografia. ‘O Amante’ é tida como a mais autobiográfica de todas elas.  No entanto, tem-se dúvidas sobre o que é ou não verídico dentre os relatos de Duras. Sempre conservando uma aura de mistério sobre si, a escritora frequentemente se contradizia em entrevistas sobre seus livros e dentro da própria obra deixava rastros de que a história escrita poderia não ser absolutamente verossímil. A exemplo desse trecho de ‘O Amante’:

A história da minha vida não existe. Ela não existe. Nunca há um centro. Nem caminho, nem linha. Há vastos lugares em que é de se crer que houvesse alguém, não é possível que não houvesse ninguém.’

A narrativa curta, que se estende por menos de 100 páginas, conta de forma não cronológica a infância e adolescência de Marguerite e sua iniciação sexual com um chinês abastado muito mais velho que ela, e que se torna seu amante por três anos. O livro não tem capítulos. Hora narrado em 1ª pessoa, hora em 3 ª, a fluidez do relato se dá em frases curtas e pensamentos objetivos. É assim que ela conta a relação de miséria da família, o relacionamento difícil com a mãe e os dois irmãos, a rotina num pensionato feminino e a relação de amor velado com o chinês.

O relato começa e termina contado em primeira pessoa – uma Marguerite já idosa e consagrada como escritora.

Uma curiosidade: lançado em 1984, o livro recebeu o prêmio Goncourt e tornou-se bestseller. Em 1991 foi adaptado para o cinema por Jean Jacques Annaud. Duras não aprovou a adaptação do livro para o cinema.

Outra curiosidade: A escritora morreu em 1996, aos 81 anos de idade. Ela era alcóolatra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s