Vamos falar sobre Granta

Durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano foi anunciada a lista dos 20 melhores jovens escritores selecionados pela revista britânica Granta. A publicação, célebre por promover este disputado título que já condecorou escritores consagrados como Ian McEwan, selecionou 20 dentre 247 escritores brasileiros nascidos a partir de 1972 e que enviaram textos para a Alfaguara, editora que publica a Granta no Brasil. Os vinte selecionados são:

Carol Bensimon

Vanessa Barbara

Laura Erber

Carola Saavedra

Tatiana Salem Levy

Luisa Geisler

Cristhiano Aguiar

Javier Arancibia Contreras

Miguel del Castillo

João Paulo Cuenca

Emilio Fraia

Julián Fuks

Daniel Galera

Vinicius Jatobá

Michel Laub

Ricardo Lísias

Chico Mattoso

Leandro Sarmatz

Antônio Xerxenesky

Antonio Prata

A lista causou reações controversas por basicamente restringir os selecionados num rol de nomes já aclamado pelo público e crítica on-line por inundarem sites, blogs e tumblrs com seus escritos. São os queridinhos de um legião de fãs que talvez nem conheça seus livros publicados. Não há de se questionar o talento de todos eles. Autores como Daniel Galera, Michel Laub, Antonio Xerxenesky, Vanessa Barbara, Tatiana Salem Levy, por exemplo, estão entre os meus favoritos da literatura contemporânea e suas obras inundam minhas estantes. Autores de uma obra ainda parca, mas com substância, esses escritores cativam e arrebatam os leitores por produzirem com qualidade.

No entanto, por já serem conhecidos e aclamados antes mesmo dessa seleção, fica a dúvida sobre a qualidade de quem deixou de fazer parte da lista ser superior ou não aos que já estão em bom lugar no palco da literatura brasileira contemporânea recebendo aplausos dos leitores.

Pensando nisso, uma alma iluminada fez o favor de criar o blog ‘Off Granta’, que se propõe a publicar os textos dos não selecionados na lista da Granta. Eis o blog: http://offgranta.wordpress.com/. Que nossa curiosidade por quem ficou de fora da lista seja, enfim, saciada.

Anúncios

2 comentários sobre “Vamos falar sobre Granta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s