‘O sentido de um fim’, de Julian Barnes

‘O sentido de um fim’ encabeça a lista dos livros mais emocionantes que li este ano.

Em pouco menos de 200 páginas, o escritor inglês Julian Barnes consegue falar de forma arrebatadora sobre memória, tempo, ilusões, perdas e dúvidas. A história é uma intensa reflexão sobre a falibilidade do existir.

Dono de uma escrita envolvente, o autor prende a atenção do leitor ao contar a história de Tony Webster, sessentão divorciado e aposentado, que ao receber uma herança inesperada se vê remetido a um passado pouco compreendido por ele próprio.

Na primeira parte do livro, Tony Webster rememora sua juventude e o companheirismo com os colegas de escola, dentre eles Adrian – um rapaz inteligente e sério, diferente dos demais. Adrian acaba por casar-se com a primeira namorada de Tony, Verônica.

Num passado distante há mais de 40 anos, Tony e Verônica viveram uma relação conturbada, na qual Tony foi rechaçado pela família da moça, de quem se sentia alheio em razão do excessivo mistério dela. Mais tarde, Tony casa-se com Margaret, que tem a personalidade oposta a de Verônica, e com ela tem uma filha chamada Susan. Depois do divórcio com Margaret, Tony se ocupa da solitude e de atividades voluntárias.

Numa escrita que transmite profundidade de sensações com clareza e simplicidade, Barnes arrebata e encanta. As páginas passam ligeiras. ‘O sentido de um fim’ é daqueles livros que se lê vorazmente, mas ao mesmo tempo contando as páginas para o fim e lamentando quando o número delas vai diminuindo gradativamente. É leitura pra sentir saudade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s