‘A marca humana’, de Philip Roth

amarcahumana

A Marca Humana é um dos melhores livros que li este ano e também um dos melhores que li até hoje. Na verdade, poderia dizer isso de todos os livros que li de Philip Roth, que, para mim, é um dos maiores e melhores escritores norte-americanos. Isto porque Roth tem uma escrita madura, de precisão cirúrgica, que sabe exatamente onde quer chegar e delineia com perfeição o caminho até o fim da narrativa.

A Marca Humana é o desfecho final da trilogia composta por Pastoral Americana e Casei com um Comunista, duas leituras igualmente formidáveis. Nos três livros Roth traça um painel da vida na América no século XX, pós 2ª Guerra Mundial, quando tudo parecia estar eternamente fora de controle.

Neste livro, Roth traça uma história tendo sob pano de fundo o conceito de politicamente correto, mentiras, omissões e meias verdades. O personagem principal, o respeitado professor universitário Coleman Silk é acusado de racismo por conta de um comentário dúbio que fez em sala de aula. Em razão disso, e também por envolver-se com Faunia, uma faxineira semi-analfabeta, Silk é perseguido. O que parece ser uma perseguição hipócrita e tola revela, no entanto, que o professor também tem seus segredos pouco corretos.

O livro é uma crítica ao puritanismo e à hipocrisia. Acusados de nossos erros com ou sem razão, Roth defende que nenhum de nós é puro o suficiente em nossas ações. ‘Nós deixamos uma marca. Impureza, crueldade, maus-tratos, erros, excrementos, esperma – não tem jeito de não deixar. É por isso que toda purificação é uma piada’, disse o autor ao explicar o título do livro.

[+] O livro virou um filme que, enquanto adaptação, é bastante ruim. O elenco tem Anthony Hopkins, Ed Harris e Nicole Kidman, mas foge dos limites da narrativa original de Roth na concepção dos personagens. Eis o trailer:

[+] Pastoral Americana tem uma edição no selo Companhia de Bolso, bem mais barata do que a edição comum da Companhia das Letras. A edição comum, registre-se, está esgotada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s